Responsabilidades da adopção

A adopção é uma excelente forma de arranjar uma companhia para si e para a sua família. Para todos é um compromisso de alegria e bem-estar, pois o seu novo amigo além disto oferece-lhe atenção sem limites, brincadeiras, dando cor e luz à sua vida. Para as crianças é o início do senso de responsabilidade e respeito para com todos os outros seres vivos.
No entanto, é importante ponderar bem a decisão de introduzir um novo animal na nossa vida. Devemos ter sempre e a todo o momento em conta que, a partir dessa data é um novo membro da família. Devemos assegurar o espaço para acolhimento e não esquecer que ele irá precisar de atenção e cuidados: passeios, brincadeiras, escovagens e banhos para além dos cuidados de saúde como a vacinação, desparasitação e eventualmente, e porque é um ser vivo, cuidados quando está doente.
Devemos ainda ponderar a altura das férias pois muitos animais são abandonados neste periodo por negligência pura ou desconhecimento das opções (embora o desconhecimento não seja desculpa em nenhuma situação). Existem formas simples e eficazes para resolver esta situação. Hoje em dia, em Portugal, já estão disponíveis inúmeros canis/gatis que oferecem cuidados temporários, além dos serviços cada vez mais fáceis de encontrar de pet-sitting. Muitas vezes temos amigos que também possuem animais de estimação podendo recorrer à troca de casa. Cada uma das famílias fará de pet-sitting para o animal do amigo em alturas diferentes de férias! Que tal? Barato, simples e eficaz.
Não hesite, no entanto, em contactar o seu veterinário pois ele concerteza terá opções e conhecimento da sua área geográfica para o ajudar a resolver esta situação.
Não abandone animais. Além de criminoso e desumano é um terrível e péssimo exemplo para as crianças.

Adopte um animal, responsavelmente.
Não abandone animais.

Onde adoptar

Se quer adoptar e é da zona de Almada deixamos aqui dois links úteis:

  • União Zoófila
  • Canil Municipal do Seixal
  • Associação “Os Amigos dos Animais de Almada”
  • As instituições que queiram colocar links no nosso site basta contactar a Clínica Veterinária.